Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Microlicia suborbicularifolia Hoehne EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-04-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

A espécie é endêmica do estado de Minas Gerais, restrita à porção sul da Cadeia do Espinhaço, onde ocorre em localidades da Serra da Moeda, no município de Brumadinho, Serra de Lavras Novas, no município de Lavras Novas e, na Serra do Caraça, nos municípios de Catas Altas, Mariana e Santa Bárbara, em altitudes de aproximadamente 1.100 m (Santos et al., 2009; CNCFlora, 2013; Romero & Woodgyer, 2014). Ocorre em vegetação de Cerrado, associada a fitofisionomias de Campos Rupestres e Matas de Altitude, sobre afloramentos rochosos, solos pedregosos próximo a córregos, solo arenoso e em beira de estrada (Santos et al., 2009; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 2.356,04 km², AOO de 40,00 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando os municípios de ocorrência. Na serra do Caraça, a expansão da silvicultura de eucalipto, o turismo desordenado e a mineração de ouro desde tempos pretéritos e a mineração de ferro nos dias atuais representam graves ameaças para a espécie na região (Machado, 2008), causando o declínio contínuo da EOO, AOO, de qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Apesar de apresentar densas subpopulações nas localidades de ocorrência, inclusive na RPPN Santuário do Caraça e no Parque Natural do Caraça (CNCFlora, 2013), a espécie apresenta especificidade de hábitat nessa região da Cadeia do Espinhaço.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Microlicia suborbicularifolia Hoehne;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Anexos Mem. Inst. Butantan, Secc. Bot. i. v. 21 (1922).

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais, encontrada na porção sul da Cadeia do Espinhaço, regiões da Serra da Moeda e Serra do Caraça (Santos et al., 2009; Romero & Woodgyer, 2014); encontrada a aproximadamente 1.100 m de altitude (R. Romero 5978) e nos municípios de Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara (Baumgratz, com. pess.).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos fastigiados, de 60 cm a 1 m de altura (Santos et al., 2009); encontrados em Campos Rupestres e matas de altitude (H.F. Leitão Filho 9560); apresenta numerosas subpopulações em seu local de ocorrência (J.R. Pirani 355), também coletada em beira de estrada (R. Romero 5978), afloramentos rochosos, solos pedregosos próximo a córregos e solo arenoso (Baumgratz, com. pess.).

Reprodução

Coletada em flor nos meses de março (R. Romero 5978), outubro (J. Ordones 385), novembro (J.R. Pirani 355) e dezembro (H.F. Leitão Filho 9622); em fruto no mês de dezembro (H.F. Leitão Filho 9622).

Ameaças

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Na serra do Caraça a atividade de mineração de ouro ocorre desde tempos pretéritos, e ainda hoje há atividade mineradora de ferro alterando significativamente a paisagem da região (Machado, 2008).

2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A silvicultura de eucalipto é marcante na paisagem da região da Serra do Caraça, ocupando cada vez mais espaço (Machado, 2008).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A atividade turística na região da Serra do Caraça ocorre de forma desordenada (Machado, 2008).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Ocorre em Unidades de Conservação: RPPN do Caraça (R. Romero et al. 5305).

Referências

- ROMERO, R.; WOODGYER, E. 2014. Microlicia In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB9782).

- SANTOS, A.K.A.; MARTINS, A.B.; ROMERO, R.; SANTOS, A.P.M.; ALMEDA, F; BERNARDO, K.F.R.; KOSCHNITZKE, C.; GOLDENBERG, R.; REGINATO, M.; LEE, R.C.S.; RODRIGUES, W.A. Melastomataceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp. 263-279.

- ANNA CRISTINA ALVARES RIBEIRO MACHADO. Ecoturismo na Serra do Caraça: contribuições da interpretação para a conservação ambiental. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerias, 2008.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Microlicia suborbicularifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Microlicia suborbicularifolia>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 18:58:25